Para dar início a nossa residência começamos
pelo estudo da BNCC, que nos oportunizou a descoberta de como planejar e
executar as aulas para determinadas faixas etárias. Organizamos uma aula para
ser administrada aos alunos, tudo com base conforme a BNCC.
A Base Nacional Comum
Curricular é uma ferramenta com diretrizes que têm o objetivo de garantir
o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes brasileiros. Ela tem como
função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas
escolas, desde a educação infantil, até o ensino médio. A Base estabelece
conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes
desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos,
políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da
Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação
brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade
justa, democrática e inclusiva.
Primeira atividade realizada
através do estudo da BNCC.
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS
FINAIS:
UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E
HABILIDADES.
No Ensino Fundamental – Anos Finais, os
estudantes se deparam com diversos docentes, o que torna mais complexas as
interações e a sistemática de estudos. Ainda assim, os alunos nessa fase de
escolarização têm maior capacidade de abstração e de acessar diferentes fontes
de informação. Essas características permitem aos estudantes maior
aprofundamento nos estudos das práticas corporais na escola.
Nesse contexto, e para aumentar a flexibilidade na delimitação dos currículos e propostas curriculares, tendo em vista a adequação às realidades locais, as habilidades de Educação Física para o Ensino Fundamental – Anos Finais, assim como no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, estão sendo propostas na BNCC organizadas em dois blocos (6º e 7º anos; 8º e 9º anos) e se referem aos seguintes objetos de conhecimento, em cada unidade temática:
CATEGORIAS |
ESPORTES |
HABILIDADES |
1- Esportes de marca (quilogramas e metros). |
Atletismo; ciclismo;
natação; levantamento de peso; remo; patinação
de velocidade; badminton; tênis de mesa; voleibol;
tênis de campo. |
(EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de
marca, precisão, invasão e técnico combinatórios, valorizando o trabalho
coletivo e o protagonismo. |
2- Marca Esportes de precisão |
Sinuca, tiro com arco, tiro esportivo, esgrima, arco e
flecha, dardo de salão, golfe, tiro e bochas. |
|
3- Esportes de invasão |
Futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei na
grama, lacrosse, polo aquático, etc. |
|
4- Esportes técnico-combinatório |
Patinação artística, nado sincronizado,
saltos ornamentais, skate, slackline, surf, etc. |
Ressalte-se que, a partir do 6º ano, prevê-se
que os estudantes possam ter acesso a um conhecimento mais aprofundado de
algumas das práticas corporais, como também sua realização em contextos de
lazer e saúde, dentro e fora da escola.
Categoria a ser trabalhada: Esportes de Marca.
Esporte: Badminton.
Habilidade a ser trabalhada: (EF67EF03),
experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico
combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
PLANO DE AULA ONLINE
OU PRESENCIAL DE BADMINTON
TEMA: Vivências lúdicas em
casa ou na escola para a prática do Badminton.
OBJETIVO: Experimentar, fruir e proporcionar a prática atividades voltadas ao Badminton como um
esporte de marca, utilizando materiais acessíveis, dentro de casa ou na escola.
MATERIAIS: Peteca, raquete,
pratinhos plásticos, giz, caneta, elástico, fita crepe.
ATIVIDADES:
Aquecimento:
Polichinelos 1 série de 10 repetições.
Agachamento: 1 série de 10 repetições.
Deslocamento para frente e para trás: 1 série
de 10 repetições.
Rotação de braços para frente: 1 série de 10
repetições.
Rotação de braços para trás 1 série 10 repetições.
Atividade 2: Construção da Peteca e da Raquete
Separe 1 sacola plástica, folhas de caderno, jornal ou revistas para
fazer a peteca.
Amasse as folhas em formato de uma bola, não precisa ser muito grande,
coloque-a dentro da sacola e dê um nó bem próximo da bola de papelão, a parte
das alças pode ser cortada.
Para a construção da Raquete separe os seguintes materiais, um pedaço de
papelão não muito grande, ou uma tampa de pote e uma colher de pau e fita para
unir os materiais.
Agora que seus equipamentos estão prontos vamos executar alguns
movimentos de quicar a peteca na raquete, para que tenhamos uma breve noção de
peso e forma utilizados.
Atividade 3: Para esta atividade
será necessário ter em mãos a sua peteca, raquete e pratinhos plásticos, caso
não tenha pode ser desenhado círculos no chão com giz. Dentro de cada pratinho
ou círculo, deverá ter uma pontuação, (10, 20, 30, 40, 50 e 60) nos pratinhos escrever
com caneta a pontuação dentro. Após, deverá manter uma distância dos alvos para
em seguida com sua peteca golpear com a mão em direção aos alvos. Conforme for
acertando, irá somar os pontos. Quando chegar a pontuação 300, em seguida
deverá fazer a mesma atividade, só que utilizando a raquete para golpear a
peteca. Também terá de atingir 300 pontos.
Atividade 4: Nesta atividade
iremos praticar dois exercícios, um de cruzamento e um de equilíbrio. Usaremos
raquete, peteca e cones de marcação que podem ser substituídos pelos pratinhos
da atividade 2.
Os cones serviram para marcação do cruzamento e a raquete como base do
movimento que iremos realizar. Para a atividade do equilíbrio usaremos somente
a peteca.
-
Atividade cruzamento com raquete.
Atividade 5: Para esta atividade
vamos precisar, além da nossa peteca e raquete, de um pedaço de elástico
(barbante ou uma linha mais grossa) e fita crepe. Amarre um ponto do elástico
na peteca e a outra ponta cole com fita crepe no teto da sua casa, ficando
pendurado como um pêndulo e deixando a peteca na altura da sua cintura.
Primeiro vamos fazer o saque
curto, com a empunhadura de backhand. Segure a saia da peteca e faça o saque
curto, batendo com a raquete na peteca. Segure novamente a peteca, bata com a
raquete e assim sucessivamente.
Em seguida, vamos fazer o
movimento de rebatida, com a empunhadura de forehand, ou seja, com a palma da
mão virada para frente. Bata com a raquete na peteca e quando ela voltar, dê
rebatidas sucessivas.
Atividade 6: Momento final da Aula:
Momento de relaxar
Para finalizar sentados no chão posição
de índio, alonga pescoço, perna direita e perna esquerda, alonga braços acima
da cabeça.
Deitados no chão fechar os olhos e
relaxar, alongar dedos acima da cabeça alonga todo corpo até a ponta dos pés.
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